Inaugurado em dezembro de 2009, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA) é o primeiro dos três hospitais públicos construídos na Região Metropolitana do Recife. O hospital está localizado no município de Paulista, e oferece serviços em urgência e emergência 24 horas, além de clínica médica, cirurgia geral e Traumato-ortopedia.
A unidade funciona com 174 leitos, sendo 29 de UTI. O Hospital Miguel Arraes conta com 950 profissionais de saúde, e realiza, anualmente, cerca de 50 mil atendimentos. Orçado em R$ 88 milhões, o HMA contribui para desafogar as grandes emergências da capital pernambucana. Cerca de 1,1 milhão de pessoas da área norte da Região Metropolitana e também da Zona da Mata Norte são beneficiadas com a instalação do hospital.
O Hospital Miguel Arraes atende apenas casos de alta complexidade, como vítimas de acidente de trânsito, violência e traumas. O HMA não recebe demanda espontânea em sua emergência, Todos os pacientes são encaminhados por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas, equipes de resgate do SAMU e Bombeiros.
O hospital continua sendo público estadual, voltado para pacientes do SUS, mas as contratações e todo o funcionamento são de responsabilidade da Fundação Prof. Martiniano Fernandes. Trimestralmente, a OS presta contas ao Governo do Estado e deve atingir metas quantitativas e qualitativas em seus serviços oferecidos.