FPMF

Hospital Miguel Arraes


HMA e Einstein firmam parceria em Telemedicina em tempo real



 O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, integra, a partir deste mês, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS, uma ação do Ministério da Saúde que contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional. Através do programa, o HMA firma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para a realização de consultas em tempo real, 7 dias por semana, 24 horas por dia.
O anúncio foi feito nessa quinta-feira (9), pela superintendente do HMA, Maria Amélia Lyra, e pela diretora de Ensino e Pesquisa, Isly Lucena. O contato acontece através de uma plataforma de teleconsulta, em que médicos e residentes do HMA discutem e tiram dúvidas de casos específicos com especialistas do Einstein, nas áreas de Neurologia, Cardiologia, Clínica Médica, UTI e Emergência. A contribuição do Einstein se dá por meio da transferência de novas tecnologias e experiências em gestão, gerando novos conhecimentos e práticas para a melhoria no atendimento e prestação do serviço público de saúde.
Para a diretora de Ensino e Pesquisa do HMA, dra. Isly Lucena, a implementação do programa representa um avanço no cuidado ao paciente, pois o diagnóstico poderá ser discutido com vários especialistas, principalmente nas especialidades em que os hospital não dispõe no seu corpo clínico na emergência, como cardiologia e neurologia. “Com o prontuário do paciente em mãos, podemos discutir com outros colegas e, inclusive, apresentar os exames de imagem na mesma tela da plataforma. Com essa avaliação, teremos uma sugestão de conduta para cada caso, proporcionando uma maior agilidade no atendimento do HMA. Será uma oportunidade também de compartilhar conhecimento”, comemorou.
O programa de telemedicina beneficia, além do paciente, residentes e estudantes de Medicina que estão nos últimos anos do curso e fazem estágio no Miguel Arraes. Como centro de formação de novos médicos em Pernambuco, o HMA passa a ser excelência também na implantação de novas tecnologias para o ensino. Por meio da parceria, residentes e estudantes passam a ter a oportunidade de se aprofundar mais através do contato direto com diversos especialistas do Albert Einstein. Um avanço para o curso; uma certeza de melhor aproveitamento.



Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco