FPMF

Hospital Miguel Arraes


Pacientes críticos do HMA terão direito a passeio terapêutico



Em mais uma ação do Modelo Assistencial, profissionais de saúde das Unidades de Terapia Intensiva e das Clínicas Médica e Cirúrgica do Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) participam, a partir desta semana, de um treinamento em torno do protocolo de passeio terapêutico de pacientes críticos. O objetivo é padronizar o passeio desses pacientes na área externa do hospital seguindo o protocolo institucional estabelecido por um dos grupos de trabalho envolvidos no Modelo.

         A ideia é individualizar o cuidado e fortalecer o enfrentamento do processo de hospitalização, focando na humanização do tratamento. Isso porque o período de internamento dos pacientes críticos por muitas vezes é longo, e eles passam muito tempo sem sequer ver a luz do sol. “Será reservado um dia na semana para levar esse paciente até a área externa da unidade, onde ele fará um passeio de 15 a 30 minutos. Isso conforme a estabilidade e a aceitação de cada um”, explica a diretora de Enfermagem, Nayara Vasconcelos.
         Uma equipe multiprofissional ficará responsável pelo acompanhamento e pela assistência a esses pacientes, de forma que se sintam seguros e acolhidos. Para isso, essa equipe está sendo preparada durante um mês pela fonoaudióloga Dayanne Lesselis e pela fisioterapeuta Samile Barros, integrantes do grupo de trabalho do Modelo Assistencial. A expectativa é que, a partir do mês de julho, o plano de ação junto aos pacientes seja colocado em prática. 


Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco