FPMF

Hospital Miguel Arraes


Casos de Leptospirose preocupam médicos



A chegada do período de chuvas vem preocupando os profissionais de saúde em torno de uma doença negligenciada e subnotificada: a leptospirose. A doença é transmitida pela urina de ratos contaminados pela bactéria Leptospira, presente em esgotos, bueiros e lixo, misturada à água das chuvas e à lama de enchentes.

         Nos quatro primeiros meses do ano, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) registrou 26 notificações de casos suspeitos da doença. Para o coordenador de Clínica Médica do HMA, Fábio Queiroga (foto), esse número pode aumentar a partir deste mês de maio uma vez que a exposição a alagamentos provocados pelas chuvas é um dos grandes riscos de contaminação da doença: “o contato com a água contaminada pode provocar sintomas como febre, fadiga e dor muscular, que muito se assemelham aos da gripe e da dengue. A pessoa tem febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na batata da perna, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse”, explicou.
Sintomas mais graves também podem surgir, como urina escura, cor de sangue, e olhos alaranjados, além de manchas de sangue na pele e sangramentos, insuficiência renal, hepática e respiratória, e que podem levar à morte. Por conta disso, é muito importante procurar as unidades de saúde caso tenha contato com a água das chuvas e for constatado algum dos sintomas previstos.
“Não se deve fazer automedicação, pois a leptospirose pode se agravar de forma muito rápida. E a demora no diagnóstico pode agravar a doença, levando até ao óbito. Os casos mais leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam de internação”, alerta Fábio Queiroga. O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.


Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco