FPMF

Hospital Miguel Arraes


Hospital Miguel Arraes inicia discussões sobre Junho Vermelho


Programação alerta setores sobre importância da doação de sangue neste período de chuvas

O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, deu início nessa sexta-feira (3) à programação em torno do Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. O Serviço Social programou um calendário de palestras dirigido a usuários e colaboradores dos setores de Ambulatório, Emergência e Internamento, e que vai prosseguir durante todo este mês. Hoje, a abertura aconteceu no Ambulatório de Egressos.

         A palestra envolveu a assistente social Mikaella Buarque e o enfermeiro Edson Rodrigues, da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que falaram sobre o processo de doação de sangue dentro da unidade hospitalar e sobre a importância de colaborar com as campanhas realizadas para beneficiar o Hemope, que abastece toda a rede de saúde da Região Metropolitana do Recife.
         Atualmente, por conta das fortes chuvas que vêm castigando o estado nos últimos dias, houve uma queda de 50% no número de doadores, o que deixou em estado crítico os níveis dos estoques de sangue do hemocentro, podendo afetar a realização de cirurgias e demais procedimentos nos hospitais da rede de saúde. “Nossa agência transfusional trabalha armazenando sangue e seus derivados, que são utilizados nas intervenções cirúrgicas dos pacientes. A queda nas doações ao Hemope atinge diretamente o nosso usuário, que pode ter sua cirurgia adiada por falta de sangue”, alerta Edson Rodrigues.
        Por isso a importância de ser doador de sangue. De acordo com Mikaella Buarque, o objetivo das palestras previstas neste mês de junho é tornar pacientes e acompanhantes multiplicadores de informações, na busca por doadores: “se cada um que estiver aqui participando repassar nosso apelo, já é uma grande contribuição. Em outras vezes conseguimos, inclusive, sensibilizar pessoas a irem até o Hemope doar sangue. A gente vai continuar realizando essa atividade no sentido de tocar as pessoas, captar doadores e salvar vidas”, destacou.
         Para doar sangue a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável e os candidatos entre 61 e 69 anos só serão aceitos se já forem doadores antes dos 60. Não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não pode estar em jejum, deve ter se alimentado nas últimas quatro horas e ter tido uma boa noite de sono com pelo menos cinco horas. É imprescindível a apresentação de um documento oficial com foto, seja original ou cópia autenticada legível. Crachás não são aceitos.


Hospital Miguel Arraes Hospital Miguel Arraes

Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE
CEP: 53.413-000 - PABX: 81-3181-9600/FAX: 3181-9617

 

Governo de Pernambuco